Recorte 2
A partir da análise do primeiro recorte percebeu-se que as edificações históricas e institucionais e as atividades cotidianas do centro se concentravam na porção sul, o que possibilitou delimitar o segundo recorte, que coincide com o centro histórico tombado pelo município. Nesse recorte foi lançada uma proposta de diretrizes de desenho para todo o perímetro de tombamento do centro.
De imediato, três eixos verticais se sobressaíram, cortando as três camadas, o Rio, a Rua e a Linha Férrea e congregando grande parte dos equipamentos públicos.
Para o estudo dessa área foram feitos vídeos dos percursos nos eixos verticais e outros que procuram mostrar a dinâmica de dois importantes espaços do centro: a Rua Tenente Viotti (Rua Direita) e a Praça da Estação.
Assim, a proposta de desenho geral representa a espacialização das principais diretrizes apontadas no Recorte 1, visando integrar as camadas horizontais, o Rio, a Rua e a Linha Férrea entre si e com outros pontos relevantes dessa área, além de constituir a base da proposta para o Recorte 3.
Proposta - Centro Histórico Tombado
Clique no nome dos eixos e entenda melhor