top of page

O Rio

A Rua

A Linha Férrea

EM PASSA QUATRO, MG

Âncora 1

Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado ARTICULANDO PAISAGENS: O RIO, A RUA E A LINHA FÉRREA EM PASSA QUATRO, MG. Foi desenvolvido junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina sob orientação do Prof. Dr. Samuel Steiner dos Santos.

Resumo: O projeto visa explorar as potencialidades que o centro urbano de Passa Quatro-MG possui como espaço público, principalmente no que concerne às duas dimensões tão presentes na paisagem: a histórica e a ambiental. Estas dimensões são representadas pelas três camadas que compõem a paisagem: o Rio, a Rua Direita e a Linha Férrea. Estas camadas conformaram a apropriação do centro histórico e geraram paisagens marcadamente distintas na cidade. A Rua Direita norteou a ocupação da localidade, como lugar de passagem e pouso de bandeirantes e tropeiros.  A Linha Férrea impulsionou o crescimento, ao facilitar a conexão com outros locais propiciando o desenvolvimento de novas atividades como o cultivo e beneficiamento do fumo. Juntos, a ferrovia e o fumo foram os grandes responsáveis por alterar o espaço citadino e conformar o centro histórico tal como se encontra hoje. O rio, por sua vez, configura um vale que facilitou o cruzamento da Serra da Mantiqueira rumo ao interior das Minas Gerais. Ele fornece legibilidade ao espaço, mas sofre com as pressões dos elementos urbanos, já que está nos fundos, às margens da paisagem da cidade. Assim sendo, o propósito deste trabalho é promover a articulação entre essas camadas que conferem identidade e singularidade a cidade de Passa Quatro. Foram feitas análises e leituras de cada uma delas, na porção que perpassa o centro da cidade, para então lançar as diretrizes projetuais para a área do centro histórico. O projeto final consiste no desenho urbano de um eixo que perpassa e integra as três camadas, o rio, a rua e a linha férrea, funcionando como um estudo de caso de como as diretrizes gerais podem ser aplicadas para todo o centro histórico, considerando-se suas especificidades.

Âncora 2

O Trabalho se desenvolveu em 3 recortes que se aproximam sequencialmente da área correspondente a proposta de intervenção. O primeiro recorte abrange o centro como um todo, e é um recorte mais analítico, o segundo, uma proposta de intervenção geral que define as diretrizes para o centro histórico tombado e portanto, serve de base, de partida para o Recorte 3: projeto de intervenção para o eixo que vai da Igreja Matriz ao Rio Passa Quatro, passando pelo Beco do Barroso. 

bottom of page